10º ano, escola nova e agora?

10:49

Olá meninas, eu tenho reparado que muitas meninas andam com receio do secundário e com muitas indecisões e eu queria ajudar-las mas ainda não tive essa experiência. Por isso entrevistei algumas meninas que já passaram por isso. Vou dividir o post  em duas partes, as dos cursos regulares e as dos profissionais para não ficar um post muito pesado.



Mariana Teixeira
  10º ano, Ciências e Tecnologia

O curso é o que estavas há espera?
Por acaso sim, algumas disciplinas com mais dificuldade, mas sim era o que eu esperava.

Lembras-te do teu primeiro dia? Como foi?
Yah lembro-me, estava bué nervosa, não só por entrar para um curso porque sabia que ia ser uma coisa diferente, mas também porque ia para uma turma que não conhecia ninguém. Mas por acaso, os colegas eram simpáticos e os professores também. Não gostei foi lá muito da minha professora de inglês logo no primeiro dia. Mas de resto foi normal. Simpatizei logo com toda a gente.

Custou-te habituar à escola?
Não, por acaso gostei bué da escola, toda a gente muito simpática apesar de haver situações que não gosto lá muito, mas pronto. Foi escola nova, amigos novos, um desafio novo, é sempre bom mudar.

Qual foi a maior diferença que notaste e relação ao básico?
Bem... a quantidade de trabalhos a fazer era maior, professores mais exigentes, tudo mais trabalhoso. Senti que tinha de estudar mesmo todos os dias para conseguir boas notas, enquanto no básico não o fazia.

Qual foi a disciplina que gostas-te mais?
Por incrível que pareça, as disciplinas que senti mais dificuldade foi inglês e biologia a que mais gostei foi matemática, sem dúvida.

Quanto à carga horária, aumentou ou diminuiu em relação ao básico?
Aumentou, sem dúvida.

Preferiste usar cadernos ou dossier?
Usei cadernos, acho que fica mais organizado.

Tens alguma sugestão para as meninas que vão agora iniciar o secundário?
Bem... se têm um objetivo na vida, estudem desde o início, porque é a partir do secundário que a vossa vida vai ser decidida. Por isso insistam persistam e nunca desistam. Façam todos os trabalhos com antecedência, estejam atenta nas aulas e ter sempre força de vontade.



Andreia Santos
11º de Ciências e Tecnologia

O curso é o que estavas à espera?
O curso em si, sim era o que eu estava à espera porque toda a gente me dizia que era muito difícil e realmente é. Quer dizer se calhar não estava à espera que fosse tão difícil. Eu era aluna de altas notas e depois no secundário escorreguei e este ano chumbei no 11º.

Qual foi a maior diferença que notaste em relação ao básico?
Notas baixam e professores, não é que sejam maus mas por exemplo 
na que era a minha disciplina favorita (físico química) foi um grande choque porque eu estava muito habituada à explicação da outra stora e depois esta eu não percebia nada.


Cátia Oliveira Almeida
Ciencias e Tecnologia 11º ano

Lembras-te do teu primeiro dia? Como foi?
Eu já conhecia a escola porque já la ando desde o 1º ano basicamente cheguei fui ter com algumas pessoas que já conhecia e esperamos que a campainha tocasse, fomos para o ginásio com os diretores de turma e a irmã diretora (ando num colégio de freiras) deu as boas vindas e fizemos a oração da manhã, depois tivemos um intervalo para  lanchar e depois fomos para as salas, onde o DT entregou-nos os cartões, o horário e nos deu algumas recomendações.

Tens algum conselho para as meninas que vão agora para o secundário?
Que comecem a estudar logo no 1º dia, porque o secundário é bastante diferente em relação ao 3º ciclo... Que aproveitem os apoios que os professores dão, que estejam atentas na sala, que participem nas atividades das várias disciplinas das várias disciplinas sobretudo que se divirtam, porque a escola também é para isso. 

Beatriz Pais
12º Línguas e Humanidades

O curso é o que estavas à espera?
Sim, é. Um bocado mais puxado do que imaginei, mas basicamente era o que eu já estava à espera.

Lembras-te do teu primeiro dia? Como foi?
Eramos mais de 25 alunos dentro de uma sala quente e pequena, por cima da direção. Ainda estavamos todos em fase de avaliação por isso, casa um se manteve no seu canto, apenas com as pessoas que conheciam. Ao longo da semana é que o gelo se foi quebrando mais. Grande parte da minha turma era de sobrado e eles estão sempre prontos para a diversão. Eu não estava muito animada, só eramos 3 da minha turma antiga. Acho que havia uma necessidade de impressionar os outros. Mas correu bem, no geral.

Qual foi a maior diferença que notaste em relação ao básico?
O nível de exigência de algumas disciplinas. Por exemplo, história. No básico, apenas com alguns factos chega para a positiva. No secundário, por vezes escrevo textos de meia folha e tenho incompleta. Bem como filosofia. 

Tens alguma sugestão para as meninas que vão agora começar o secundário?
Não se ponham com coisas. Dramas no secundário é a última coisa de que precisam. Esforcem-se para tirar boas notas no 10º porque no 11º vão-se arrepender. As notas baixam sempre no 11º comparadas com o 10º. Estudem, matem-se a estudar! Vai valer a pena.



Nataniela Sousa
11º Línguas e Humanidades

Lembras-te do teu primeiro dia? Como foi?
Horrível porque não conhecia ninguém e todas as minhas amigas estavam no curso de ciências e tecnologia.

O que te levou a escolher esse curso?
Escolhi o curso porque gosto de história. É porque queria ser advogada desde pequena por isso fui para esse curso.

Qual foi a maior diferença que notaste em relação ao básico?
Bem as minhas primeiras notas foram negativas menos a filosofia. Reparei que era necessário estudar mais. Tive dificuldades em português pois a professora dizia que nós ainda escrevíamos como estudantes do básico. Mas depois empenhei-me e comecei a estudar como uma estudante do secundário e obti bons resultados no fim do 1º período.

Quanto à carga horário aumentou/diminuiu em relação ao básico?
Aumentou definitivamente. 

Preferiste usar cadernos ou dossier?
Cadernos. Nunca fui organizada para usar dossiêr. 

Tens algum conselho para as meninas que vão agora começar o secundário? 
Usar cadernos é mais fácil e mais prático pois há disciplinas que vai ser necessário apontamentos muitos longos. Concentração pois a partir do secundário as notas contam para a média da faculdade. Eu brinquei um bocado no 3º período pois as notas estavam boas e desci. Não amolecer, se tiverem boa nota não se estiquem e estudem para obter resultados mais altos. E também muita dedicação e foco no futuro.  


Bem meninas, espero que este pots vos tenha sido útil. Para as meninas dos cursos profissionais não percam a 2º parte, aqui. Obrigada as meninas que entrevistei sem elas este post não teria sido possível.




You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei o teu post!
    Já estou a seguir...
    Se puderes vista o meu blog e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei, é pena não ter alguém de artes aqui, pois eu vou para artes!
    É um post bastante informativo, adorei!

    Vê o meu Blog:
    http://moda_e_companhia.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, não consegui encontrar ninguém de artes nem de economia..

      Eliminar
  3. Uáu!... fantástico!!! Isto é mesmo um blog com ar profissional e tenho a certeza que darias uma ótima jornalista... tal e qual! :)
    Apenas posso dizer que estou deliciado, és deveras uma fonte de inspiração e em tudo o que fazes revelas dedicação! :)
    Em suma: confirmo mesmo que tens espírito empreendedor... e se o mantiveres p'la vida fora, tudo irá correr melhor! :)*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe