10º ano, escola nova e agora? parte 2

10:42



Olá meninas, eu tenho reparado que muitas meninas andam com receio do secundário e com muitas indecisões e eu queria ajudar-las mas ainda não tive essa experiência. Por isso entrevistei algumas meninas que já passaram por isso. Esta é a parte 2 do post, podes encontrar aqui a 1º parte que fala sobre os cursos regulares. Hoje é a vez dos cursos profissionais. 

Mariana Trindade
12º, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Alguma vez pensas-te em mudar de curso?
Primeiro entrei para ciências e tecnologias, fiz o 10º mas não me consegui integrar naquele mundo, não era o meu mundo de todo. E quando ia para o 11º mudei para GPSI (Gestão e Programação de Sistemas Informáticos).

Qual foi a maior diferença que notaste em relação ao básico?
Neste curso, ao contrário do que as pessoas pensam, é preciso esforço e dedicação também. Tive de me aplicar mesmo muito para ter as notas que tenho, tenho de estudar muito, mas ao menos faço isto porque gosto. É diferente, temos estágio, interação com o mundo do trabalho, temos aulas práticas e há muitos mais rapazes (sou a única menina na turma).

Lembras-te como foi o teu primeiro dia lá?
Sim foi super estranho, os rapazes a olhar de lado, a estranhar! Não conhecia ninguém!!

Quais foram as disciplinas que sentiste mais dificuldades e quais gostas-te mais?
Onde sinto mais dificuldades é o inglês. detesto! De resto adoro tudo.

Quanto à carga horário, aumentou ou diminuiu em relação ao básico?
É um bocadinho sub carregada, sim, principalmente com o estágio.

Tens algum conselho para as meninas que vão agora começar um curso profissional? 
Esforcem-se e não pensem que é fácil.


Ana Maria
Técnico Auxiliar de Saúde 

O curso era o que estavas à espera?
Ao início não, mas com o decorrer do ano superou as minhas expectativas.

Quanto à carga horária, aumentou ou diminuiu em relação ao básico?
No curso profissional aumenta bastante.

Sentiste algum tipo de discriminação por teres optado por um curso profissional?
Sim, algumas pessoas ainda têm algum "racismo" pelos cursos profissionais.

Tens algum conselho para as meninas que vão agora para um curso profissional?
Sim, que independentemente de estarem num curso profissional, se quiserem  ir para a universidade ou qualquer curso superior, sigam não deixem que ninguém impeça.


Primeiro peço-vos desculpa pela demora e também por serem só dois depoimentos. Até ao próximo post!

You Might Also Like

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe